Jogo baseado na cultura de tribo acreana

Já imaginou em jogar algo que te possibilite uma imersão na cultura de um povo indígena? Pois é exatamente o que propõe “Huni Kuin: Os Caminhos da Jiboia.

indiozinho

“O jogo conta a história de um casal de gêmeos kaxinawá que foram concebidos pela jiboia Yube em sonhos e herdaram seus poderes especiais. Um jovem caçador e uma pequena artesã, ao longo do jogo, passarão por uma série de desafios para se tornarem, respectivamente, um curandeiro (mukaya) e uma mestra dos desenhos (kene). Nesta jornada, eles adquirirão habilidades e conhecimentos de seus ancestrais, dos animais, das plantas e dos espíritos; entrarão em comunicação com os seres visíveis e invisíveis da floresta (yuxibu), para se tornarem, enfim, seres humanos verdadeiros (Huni Kuin).”

O roteiro do jogo foi elaborado a partir de cinco histórias do povo Kaxinawá, denominadas Shenipabu Miyui (história dos antigos): Yube Nawa AĩbuSirianiShumaniKuĩ Dume Teneni e Huã Karu Yuxibu.

O jogo será gratuito, então tanto eu como você, se tiveres um computador, podemos jogar e aprender sobre uma cultura diferente.

Saiba mais sobre o jogo assistindo o vídeo abaixo.

Achei interessante a ideia da “mecânica” baseada em Yuxibu (que significa “dono da floresta”): se você mata muitos animais ou retira muitos recursos da floresta, o jogo fica mais difícil.

Aproximadamente 30 indígenas participaram do trabalho juntamente com uma equipe formada por profissionais de várias áreas. Os próprios indígenas gravaram o som de suas músicas. indiosgravandosom

Desenvolvedores:

Guilherme Meneses: coordenação, produção, game design, pesquisa.

Carlos Henrique Nascimento: programação, level design.

Talita Hayata: arte, animação.

Nadja Marin: audiovisual.

Alice Haibara: relações indígenas.

Alvaro Russo: técnico em energia solar.

Ana Leticia de Fiori: adaptação de roteiro e tradução para o inglês.

“Com este jogo, além de buscar um espaço para temas nacionais e diferentes dos clichês dos videogames atuais, pretendemos possibilitar que mais pessoas, desde crianças a adultos, possam respeitar e valorizar os povos indígenas, reconhecendo o valor de sua cultura, modo de vida e espiritualidade”, aposta Meneses.

Veja abaixo uma gameplay.

“Huni Kuin: Os Caminhos da Jiboia” será lançado no primeiro trimestre de 2016 para computador.

Para mais informações, acesse o site do jogo: https://hunikuin.wordpress.com/

flecha

Olá, pessoas, ET’s, unicórnios e demais criaturas! O que acharam da postagem? Gostaram do site? Deixem suas opiniões nos comentários! o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s